17 de mar. de 2010

Pastoral da Juventude e CFE 2010

Pastoral da Juventude e CFE 2010
Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mt 6,24)
Economia e Vida

“O jejum que eu quero é este: acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e despedaçar qualquer jugo; repartir a comida com quem passa fome, hospedar em sua casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu, e não se fechar à sua própria gente. Se você fizer isso, a sua luz brilhará como a aurora, suas feridas vão sarar rapidamente, a justiça que você pratica irá à sua frente e a glória de Javé virá acompanhando você. Então você clamará, e Javé responderá; você chamará por socorro, e Javé responderá: «Estou aqui!» Isso, se você tirar do seu meio o jugo, o gesto que ameaça e a linguagem injuriosa; se você der o seu pão ao faminto e matar a fome do oprimido. Então a sua luz brilhará nas trevas e a escuridão será para você como a claridade do meio-dia;” (Isaías 58, 6-10)

Absurdamente vemos todos os dias o que a mídia como um todo nos mostra as atrocidades e covardias que são feitas a toda a população brasileira. Politicamente falando estamos vendo os “poderosos” roubando cada vez mais para alimentar seus poderes. Contudo não podemos deixar de falar a respeito da criatividade, lógico esconder dinheiro na meia ou na cueca com certeza é um ótimo lugar ninguém vai ver onde está. A briga por esse poder é de uma dimensão tão extraordinária que eles próprios são capazes de filmar esses acontecimentos para num futuro próximo mostrar a todos o que aconteceu, e sentir orgulho talvez do seu feito. “Eu sou brasileiro e não desisto nunca”, realmente eles não desistem são escândalos e mais escândalos e tudo isso vai acontecendo e muitos de nós deixamos isso acontecer de forma natural.
No jornal da manhã, Bom dia Brasil da Rede Globo de televisão exibido em 22 de janeiro deste ano, mostrou jovens exercendo a cidadania protestando contra esses absurdos e sabe o que a imagem mostrou? Um coronel empurrando de forma brusca uma jovem onde a mesma veio ao chão e sofreu uma fratura no braço direito. Fazer o que se lei estar de certa forma do lado do “poder”.
O despertar Pastoral vem da necessidade de ver todos como irmãos ajudando no que é preciso. Dentro da metodologia pastoral temos que despertar para as realidades que não são de acordo com o Projeto Divino. Mas o que podemos fazer? Infelizmente somos nós cidadãos que damos esse “poder” para nossos representantes no legislativo, visto isso devemos despertar para uma consciência sócio-político-cultural-ambiental, mas isso com um olhar diferenciado ou seja um olhar de cristão e só assim talvez iremos ver uma nova realidade acontecendo.
Dentro desse conceito Pastoral devemos conscientizar as juventudes, para lutarem por um mundo melhor, seja em casa, no trabalho, na escola e principalmente na igreja. Cada um pode protagonizar fazendo o que está ao alcance dentro das limitações de cada pessoa, seja o gesto mais simples possível no findar da história fará a diferença.

“Eu não sou dono do mundo. Mas eu tenho culpa porque sou filho do dono”.
Petrúcio Amorim

Reinaldo Silva
Pastoral da Juventude
Assessoria Arquidiocesana
rsilva_pj@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More