22 de abr. de 2009

Visitas

Como visto antes, no último dia 21 de Abril, foi encerrada a Semana da Cidadania 2009 que vinha com o tema “Juventude e Criminalização” e o lema “Juventude em Marcha contra a Violência”.cia.

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, os jovens dos quatro setores visitaram locais que têm, na sua essência, duas palavras que contém uma ligação, infelizmente, muito forte: juventude e violência.

Esses locais foram: Fazenda da Esperança, CEFAP e Pastoral Carcerária.

As visitas foram uma experiência muito forte para a juventude, pois assim podemos nos aprofundar no tema e conhecer os dois lados da realidade: o de quem observa e o de quem vive.



Na Fazenda Esperança, conhecemos o trabalho de desintoxicação de jovens que chegam lá sem esperanças de vida. Eles mesmos chegam e enxergam a vida como se já tivesse acabado, mas o intenso trabalho dos formadores [que já viveram nesse mundo das drogas].



Os formadores não utilizam nenhum tipo de medicamento para 'curar' os jovens, somente a Palavra de Deus. Em um ano intenso de orações, trabalho braçal e mais oração eles saem de lá [quase] prontos para o mundo.

A Fazenda Esperança em números: Quase 10 países, mais de 60 fazendas pelo mundo, 25 anos de fazenda e quase 10 anos de fazenda em Pacatuba, Ceará!


Também foi visitado pelos jovens de nossa paróquia o CEFAP [Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças] que se localiza no bairro Horto, em Maracanaú.

Lá são formados os futuros policiais do Ronda do Quarteirão. Eles ficam estudando de 7h às 18h, de segunda à sexta. Eles recebem diversas aulas sobre os mais diversos assuntos que possam ajudá-los quando eles estiverem nas ruas. Inclusive eles também tem acompanhamento psicológico.



No momento, o CEFAP está trabalhando com um número aproximado de 1500 jovens de 18 a 29 anos. Nesse grupo, apenas 4 mulheres estão inclusas.
Eles ficam separados em 12 pelotões de 35 jovens, cada.



O grupo que visitou o CEFAP disse que a ida ao local que treina os policiais do Ronda, mudou completamente a visão que eles tinham a respeito da polícia, já que o que toma conta pensamento da sociedade, quando se fala em polícia é: VIOLÊNCIA e CORRUPÇÃO.


Os treinadores dos praças disseram que o treinamento que eles estão recebendo é muito superior ao que eles receberam há alguns anos atrás e, por isso, os próximos policiais que irão aparecer em nossas ruas terão qualidade superior aos que podemos ver circulando nos dias atuais.
A visita à PAstoral Carcerária será mostrada depois.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More